UNINOVE 1
O Principal objetivo da contabilidade de custos é detalhar os custos e despesas de forma a atribuir corretamente a cada produto ou serviço. Assim a administração e o processo decisório do gestor serão baseados no sistema de custeio com dados interdependes que dependerão da coleta dos dados, processamento e geração das informações desempenhadas pelas operações.
Assim, com base nesses resultados o gestor poderá além de controlar os resultados, rentabilidade e desempenho, ter embasamento para formação do preço de venda e do planejamento de produção.
2) Considerando os Termos Fundamentais, descreva os Ativos, os Gastos, os Custos, as Despesas, os Investimentos, as Perdas e os Desembolso, termos comuns utilizados na Contabilidade de Custos;
O Ativo faz parte das Contas Patrimoniais e é o conjunto de Bens e Direitos da empresa, tendo valores econômicos que podem ser convertidos em dinheiro a curto ou a longo prazo, que após o balanço das contas poderá gerar lucro à empresa.
O ativo representa a parte positiva do Balanço Patrimonial, e detalha onde os recursos foram aplicadas e se encontram.
São elencados de acordo com a velocidade que podem se transformar em dinheiro (liquidez)
O Ativo se divide em duas partes: Ativo Circulante (curto prazo) e Ativo Não Circulante (longo prazo).
Gasto – é o montante de dinheiro utilizado pela empresa para comprar um produto ou serviço, representado no balanço pela entrega ou troca por algum ativo (dinheiro, bens). São exemplos de Gastos, as compras de mercadorias e com recursos humanos.
Custo – é um gasto obtido na utilização de um bem ou serviço na obtenção ou produção de outros bens e serviços que devam serem vendidos com lucro. São exemplos de custos MP e energia elétrica utilizados na fabricação de outros produtos ou serviços. Assim, o custo se refere ao gasto na compra ou na produção de um produto vendido.
Despesa – são bens ou serviços utilizados ou consumidos com o intuito de