unilab
Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
Diretoria de Educação á Distancia - DED
Universidade aberta do Brasil – UAB
Programa Nacional de Formação em Administração Pública – PNAP
Especialização em Gestão Pública
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
ALUNO: KLEANO DIA FREIRE
POLO: LIMOEIRO DO NORTE-CE
SEMESTRE 2014.1
A privatização da CVRD foi um processo conturbado. Quais os argumentos utilizados a favor e contra a desestatização dessa organização? Pesquise informações complementares.
A Companhia representaria os interesses nacionais pelo minério e fortaleceria as indústrias de base brasileira, além de criar a siderúrgica nacional. Na época o país era um gastador (mais que hoje), não havia dinheiro para investimentos, o dinheiro que poderia ser utilizado para saúde ou educação era tragado para cobrir rombos. Só os mais sonhadores seriam contra a privatização. A empresa necessitava de competência de novos administradores para se reestruturar.
1. 2. Dê exemplos de cada uma das habilidades gerenciais que, segundo Katz, Roger Agnelli demonstrou possuir na condição de administrador do Bradesco e da CVRD.
Comunicador e negociador nato.
2. De que maneira as habilidades gerenciais mencionadas foram se tornando mais ou menos relevantes ao longo do percurso profissional de Roger Agnelli?
Ele apostou em seus conhecimentos técnicos. Incentivou os funcionários a produzir mais. Formalizou o dialogo com os executivos, aprimorando os negócios, expandindo os negócios pra fora do País, fazendo seu lucro crescer cada vez mais.
3. Quais os principais problemas com que Agnelli se deparou após a privatização da CVRD?
Diferença de idéias entre os acionistas. Ele via diferenças entre a mineradora e a siderúrgica. Achava que elas tinham prioridades diferentes, levando á um longo período de analise dos acionistas, até que eles concordaram com a sua visão.
4. Roger Agnelli já planejava o futuro da