unificação italiana
a ascensão do bonapartismo na França e o levante operário de Berlim. a aliança da Alemanha com a Inglaterra e a independência da Grécia. o nacionalismo revanchista francês e a oposição do papa ao Estado Italiano a derrota da Internacional operária e o início da União Europeia. o fortalecimento do Império austríaco e a derrota dos fascistas na Itália.
Questão 2
A Unificação Italiana foi conseguida após várias batalhas ocorridas na segunda metade do século XIX, com vários líderes conduzindo-as de acordo com seus ideais. A partir das informações sobre a Unificação Italiana, indique a afirmativa que associa corretamente as duas colunas abaixo.
1) Filippo Buonarotti
a) Dentre outras ações, lutou pela libertação da Sicília contra o domínio Bourbon, em 1860, liderando ainda a tomada de Nápoles.
2) Giuseppe Garibaldi
b) Foi primeiro-ministro do Piemonte-Sardenha, defensor de uma monarquia constitucional e contrário aos ideais republicanos e socialistas.
3) Giuseppe Mazzini
c) Formou a sociedade secreta republicana dos carbonaris que lutou contra o domínio austríaco e pretendia constituir uma sociedade comunista.
4) Camilo Benso di Cavour
d) Fundou a Jovem Itália, defendia uma república italiana unitária, mas foi derrotado pelos monarquistas.
1-d; 2-c; 3-d; 4-a.
1-c; 2-d; 3-a; 4-b.
1-d; 2-c; 3-b; 4-a.
1-b; 2-c; 3-d; 4-a.
1-c; 2-a; 3-d; 4-b.
Questão 3
(FGV-SP) Assinale a alternativa incorreta a respeito da unificação italiana.
Os franco-piemonteses venceram os Austríacos em Magenta e Soferino em 1859, com o auxílio de Napoleão III.
O Reino das Duas Sicílias, governado pelos Bourbons, foi conquistado por Giuseppe Garibaldi e seus “camisas vermelhas” em apenas alguns meses, em