UNIFEBE
CURSOENGENHARIA CIVIL – 5ºFASE – TURMA B
DISCIPLINA: Construção Civil I
PROFESSORA: Eliz Paula Manfroi
ALUNO(A):_Renan Jaco
1.0 INTODUÇÃO O Presente estudo tem como objetivo mostrar duas técnicas construtivas dentro de uma obra, para o desenvolvimento do trabalho foi escolhido a técnica de Reboco e o tipo de fundação que a obra apresenta. Mostrando o canteiro de obras, matérias utilizados, equipamentos e os procedimentos de execução e por fim considerações finais.
1.1 Localização da Obra Essa obra e uma futura casa de dois pavimentos, tendo como proprietários um jovem casal, contudo a residência foi projetada de acordo com o desejo do casal. Localizada na rua: Lucas Cipriani, centro de São João Batista SC.
1.2 Reboco
Segundo o site http://www.colegiodearquitetos.com.br/dicionario/2009/02/o-que-e-reboco/ “Reboco é: Revestimento de parede feito com massa fina, podendo receber pintura diretamente ou ser recoberto com massa corrida. Esta argamassa tem por finalidade servir de acabamento ou de suporte para a pintura, devendo ser perfeitamente regular, com pouca porosidade.” Contudo para essa residência o reboco esta em fase inicial, onde podemos percebe que o reboco e iniciado pela parte de fora ou pelos tetos isso tudo para poder ter facilidade de poder montar andaimes caso precise quebrar paredes para alcançar áreas da parede altas. Como podemos observa na imagem abaixo:
Segundo o pedreiro da obra para se começar a aplicação do reboco deve-se aplicar o chapisco para que a argamassa possa ter uma aderência melhor logo em seguida o “taqueamento “ do local para se ter o nível certo como mostra as imagens abaixo:
(Taquinho fixado com argamassa de reboco)
Logo em seguida começa a aplicação da argamassa, vale lembrar que para poder aplicar a argamassa nas paredes internas e necessário que o teto esteja pronto e que a parte elétrica também esteja pronta. Em virtude disso quando se concreta a laje já se deixa as mangueiras para