UNIFACS
ENGENHARIA CIVIL
PRÁTICA: MEDIDAS DE VOLUME E MASSA
VICTOR DOUGLAS ROCHA DA SILVA
FEIRA DE SANTANA, BAHIA, BRASIL
2015
QUÍMICA TECNOLÓGICA
ENGENHARIA CIVIL
PRÁTICA: MEDIDAS DE VOLUME E MASSA
VICTOR DOUGLAS ROCHA DA SILVA
Relatório referente à prática medidas de volume e massa, do curso de engenharia civil do primeiro semestre. Disciplina química tecnológica orientada pela professora Fernanda Mansani Silva Gomes. 02 de Abril de 2015.
FEIRA DE SANTANA, BAHIA, BRASIL
2015
Fundamentos Teóricos
Medida é o resultado do ato de medir, que consiste em comparar quantitativamente uma grandeza física com uma unidade através de uma escala pré-definida. Porém, numa medição temos vários fatores externos ao experimento que podem influenciar no resultado final, destacamos entre eles: falhas no método empregado, defeito de instrumentos, imperícia do operador, erro de leitura de escala e erros matemáticos. Com o objetivo de se padronizar o tratamento matemático dos dados no laboratório, temos os conceitos de erros e desvios de um conjunto de medidas.
As medidas são essenciais para todas as ciências. As propriedades fundamentais mais utilizadas são comprimento, massa, tempo e temperatura. As medidas corretas de volumes, massas e temperaturas são fundamentais para o sucesso do trabalho no laboratório de química. Para a medida de volumes, há dois tipos de instrumentos, graduados e aferidos. Os aferidos medem um único volume e são em geral mais precisos. Os graduados, porém, Permitem medir vários volumes, e um deles, a bureta é de alta precisão. De um modo geral, para medidas aproximadas de volumes de líquidos, usam-se provetas, enquanto, para medidas precisas, usam-se pipetas, buretas e balões volumétricos, que constituem o chamado material volumétrico.
Objetivos
Introduzir de forma correta técnicas de manipulação de vidrarias de acordo com a precisão de suas medidas volumétricas e