unidades geomorfologicas
Caracterização das unidades geomorfológicas:
No território português é possível distinguir-se três grandes unidades geomorfológicas, grandes áreas com a mesma origem e características semelhantes em termos geológicos, essas unidades geomorfológicas são o Maciço Antigo, as Orlas Sedimentares ou Mesocenozóicas e as Bacias do Tejo e do Sado.
Formação das unidades geomorfológicas:
As unidades geomorfológicas foram-se formando ao longo de milhões de anos com processos muito lentos como afloramentos de rochas, movimentos tectónicos, processos de sedimentação, etc...
Formação geomorfológica dominante:
O maciço antigo é a unidade mais antiga e a que abrange uma maior área do território português, em relação as outras duas unidades geomorfológicas.
Esta unidade é constituída por rochas muito antigas e com maior dureza, temos como exemplo os granitos, os xistos, os calcários cristalinos e os quartzitos.
Também nesta zona localizam-se maior parte das jazidas de minerais metálicos e energéticos, como também as rochas ornamentais cristalinas.
O maciço antigo em termos morfológicos, encontra-se dividido pela cordilheira central, onde se encontram as serras de Estrela, Lousã Açor e Gardunha, que fazem de fronteira entre duas áreas com características diferentes.
- A norte predomina um relevo acidentado, com grandes elevações.
- A sul é o inverso da situação em relação ao norte, verifica-se uma vasta peneplanicie Alenteja.
As Orlas Sedimentares ou mesocenozóicas são áreas antigas e deprimidas, onde se foi indo acumulando sedimentos provenientes do desgaste ocorrido no maciço antigo.
Nesta unidade geomorfológica predominam as rochas de tipo sedimentar, tais como arenitos, areias, as argilas e os calcários. As principais jazidas nesta unidade geomorfolgica dizem respeito as rochas industriais.
As orla sedimentares, estende-se ao longo do litoral, que vai desde Espinho até a Serra da Arrábida. Esta estrutura separa-se do maciço antigo