unidades demonstrativas
PROJETO: “UNIDADES DEMONSTRATIVAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA EM PROPRIEDADES FAMILIARES”
23 MUNICÍPIOS ENVOLVIDOS: CURIUVA, FIGUEIRA, IBAITI, JABOTI, JAPIRA, PINHALÃO, TOMAZINA, BARRA DO JACARÉ, CAMBARÁ, JACAREZINHO, RIBEIRÃO CLARO, CARLÓPOLIS, JOAQUIM TÁVORA, QUATIGUÁ, CONSELHEIRO MAIRINCK, GUAPIRAMA, JUNDIAÍ DO SUL, SANTO ANTÔNIO DA PLATINA, SALTO DO ITARARÉ, SANTANA DO ITARARÉ, SÃO JOSÉ DA BOA VISTA, SIQUEIRA CAMPOS E WESCESLAU BRÁZ.
Instituições Envolvidas:
Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento - SEAB
Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER
Prefeituras Municipais do Núcleo Regional da SEAB de Jacarezinho.
2012-2013
OBJETO CENTRAL:
Implantar unidades demonstrativas de referência em produção leiteira em propriedades familiares, com potencial de difusão de técnicas e tecnologias compatíveis com pequenos produtores, viabilizando ações de melhoria da qualidade do leite, aumento de produção e produtividade.
JUSTIFICATIVA:
Os Municípios da região de Santo Antônio da Platina, sempre foram tradicionais na produção de leite, embora durante muitos anos em função da forte intervenção do governo no setor leiteiro, o cenário era de baixo dinamismo produtivo, com remuneração não adequada ao produtor, com avanços tecnológicos modestos, pois não havia estímulos para investimentos na atividade leiteira. Com a liberação dos preços do leite, produziu evolução tecnológica nos segmentos que envolvem a cadeia produtiva do leite. Mas a evolução tecnológica não ocorreu para todos os produtores, restringindo-se a determinados segmentos de produtores mais especializados na atividade.
Como o perfil dos produtores de leite não é homogêneo, pois existe um grande contingente de pequenos produtores que se encontram