unidades de entrada e saída
Há necessidade de um meio material que seja o portador das informações que o computador irá processar. Empregam-se, para esses fins: fitas, discos, formulários contínuos, denominados veículos ou meios de entrada/saída.
O primeiro veículo utilizado foi o cartão perfurado.
A partir dos anos 80, os cartões foram abandonados em virtude de alto custo, incapacidade de reutilização, grande volume físico, baixa velocidade de processamento, tratamento necessariamente sequencial, dificuldade de ordenamento.
Hoje, os meios utilizados se apresentam na forma de fitas e discos.
O meio utilizado apenas como saúde é o formulário contínuo. O formulário contínuo consiste em centenas ou milhares de formulários de desenho igual, sanfonadas, formando ema tira de papel comprido. Entre dois formulários existe um picote.
Uma impressora pode imprimir sobre esses formulários, até 160 caracteres por linha.
Uma eficiente secretária datilografa, por minuto, duas linhas de 250 caracteres.
Os equipamentos utilizados para introduzir informação no computador e para lhes dar saída denominam-se equipamentos periféricos ou unidades de entrada/saída.
Os dispositivos de entrada/saída trabalham com a memória do computador, os dados são representados em alguma forma física, pontos magnéticos ou óticos. São transformados em pulsos elétricos e transmitidos ao computador. Ali são registrados no sentido horário ou anti-horário, em um pequeno segmento de memoria. Essa informação pode, ser emitida na forma de outro pulso elétrico, e o dado registrado novamente em algum meio físico. TERMINAL DE VÍDEO-TECLADO
O terminal é o dispositivo de mais imediata comunicação entre usuário e computador.
Possui um teclado semelhante ao das maquinas de escrever, incrementado por algumas teclas não usuais na datilografia e por um teclado numérico.
O terminal possui um vídeo, como os de televisão, onde são exibidas as mensagens operativas e as informações digitadas pelo