unidade web
Pergunta 1
0.2 em 0.2 pontos Leia com atenção o texto abaixo e responda a questão proposta:
“A última parte do livro dedica à divisão do trabalho inclui uma análise dessas características patológicas. Durkheim fala já da ‘anomia’, ausência ou desintegração das normas sociais, conceito que vai ter um papel predominante no estudo do suicídio. Passa em revista então certos fenômenos: as crises econômicas, a inadaptação dos trabalhadores a suas ocupações, a violência das reivindicações dos indivíduos com relação a coletividade”. (ARON, R.. As Etapas do Pensamento Sociológico São Paulo: Martins Fontes/Brasília: Editora da Universidade de Brasília., 1982).
De acordo com o texto acima e com a unidade estudada, o pensador acima se refere a sociedade como um ser vivo, que passa por momentos patológicos e por outros de saúde. Para ele, o problema da sociedade capitalista era de ordem?
Resposta
Resposta Selecionada: c.
Moral.
Resposta Correta: c.
Moral.
Feedback da resposta: A alternativa correta é: Moral.
Para Durkheim, o caos social que imperava na Europa do século XIX explicava-se em função deste conceito de anomia, pois a sociedade encontrava-se doente. Segundo ele, as paixões humanas só poderiam contidas frente a um poder moral que as inibisse, caso contrário sempre apareceriam manifestações violentas como greves e revoltas. Acreditava que a religião e a família na modernidade não possuíam mais condições de cumprir este papel, pois o comportamento social era ditado por “funções econômicas” que, outrora, ocupavam um papel secundário e agora estavam em primeiro plano. Apenas as funções científicas poderiam lhe disputar a primazia.
Assim sendo, para Durkheim o problema da sociedade capitalista era de ordem moral, pois faltava algo neste âmbito para frear os impulsos dos indivíduos que, muitas vezes manifestavam-se de maneira violenta. • Pergunta 2
0 em 0.2 pontos Considerando as etapas do pensamento