Unidade web - atividade 5
Em uma pesquisa na qual os seus autores* tinham como objetivo “verificar o grau de dependência e compreensão entre o corpo clínico e o corpo administrativo de hospitais públicos e filantrópicos, acerca de questões envolvendo a abordagem da contabilidade de custos hospitalares” definiram da seguinte maneira a pesquisa de campo:
“O interesse fundamental é verificar se os grupos identificados como clínicos e administrativos tem percepções significativamente diferentes, em torno das mesmas questões envolvendo custos hospitalares. A partir de um questionário contendo quinze (15) perguntas que abordam a aplicação de custos nas entidades hospitalares, pretende-se construir uma matriz com as frequências obtidas, a partir de respostas distribuídas nos seguintes graus de concordância: concordo e não concordo.”
Os “[...] questionários, aplicados a 10 médicos e 10 servidores administrativos de um hospital filantrópico [...]”
*FRAGOSO, Adriana e RIBEIRO FILHO, José Francisco. Contabilidade de custos em entidades hospitalares. Disponível em: . Acesso em: 11/02/2010.
Com base nas informações contidas no texto acima pode-se afirmar que na pesquisa foi utilizada a amostragem:
a. Sistemática.
b. Aleatória simples.
c. Estratificada.
d. Por quotas.
e. Por conglomerado.
Resposta: D
PERGUNTA 2
Considere as afirmações abaixo.
1. É mais do que ver e ouvir, é seguir atentamente o fenômeno selecionado. ( obs)
2. É o instrumento utilizado para a coleta de dados no qual as perguntas são apresentadas e respondidas por escrito. ( qus)
3. É a técnica de coleta de dados na qual as perguntas são formuladas e respondidas oralmente. ( ent)
4. Permite ao pesquisador obter a informação relativa ao fenômeno investigado no momento em que ocorre o fato, possibilitando verificar detalhes de uma situação que, após algum tempo, poderá não mais existir. (obs)
5. Possibilita obter informações de um grande número de pessoas, mesmo que estejam dispersas numa área geográfica.