Unidade IV - Prevenção ao uso indevido de drogas e álcool
É correto afirmar que:
I O Brasil conta com legislação federal sobre drogas e dependência de drogas desde o segundo Império, quando foi instituída a reforma psiquiátrica no país.
II. O Brasil rejeitou a política norte-americana de "guerra às drogas" no período da ditadura militar, porque os movimentos sociais conquistaram o reconhecimento dos direitos humanos.
III.O paradigma médico adota a definição da dependência de drogas como doença ou transtorno, enfatizando a importância da prevenção, do tratamento e da reabilitação.
IV. O realinhamento das políticas sobre drogas no Brasil foi plenamente vitorioso ao descriminalizar os usuários e reduzir significativamente o consumo de drogas lícitas.
Assinale a seguir a alternativa correta: a.
Somente a afirmativa III está correta b.
Todas as afirmativas estão corretas c.
Nenhuma das afirmativas está correta d.
Todas as afirmativas estão incorretas e.
Estão corretas as afirmativas I, II e III
0,5 pontos
Pergunta 2
Analise as assertivas a seguir: I. A dependência de drogas é um processo de difícil apreensão, em que a experimentação ou uso episódico pode adquirir um caráter recreativo, social e habitual, passando ao uso abusivo e à perda da liberdade de escolha quanto ao uso, já então dependente. II. Os critérios diagnósticos devem ser avaliados em sua possível ocorrência nos últimos 30 dias, na vida do indivíduo, conforme preconizado, tanto pela Organização Mundial de Saúde quanto pela Associação Médica Americana. III. Um dos critérios para o diagnóstico da dependência de drogas é a dificuldade de controlar o próprio consumo (o indivíduo sempre acaba consumindo mais do que desejava inicialmente). Outro critério é a tolerância (aumento da quantidade para obtenção dos mesmos efeitos). Assinale a seguir a alternativa correta: a. Estão incorretas as