Unidade inglesa
A despeito do nome, não se refere necessariamente ao sistema de unidades não-SI ainda em uso disseminado (mas praticamente não-oficial) na Inglaterra e no Reino Unido. O sistema é conhecido como Sistema Inglês (English System) nos Estados Unidos e em outros países como Imperial System. A expressão estadunidense English unit("unidade inglesa") inclui as unidades imperiais bem como várias outras unidades utilizadas nos Estados Unidos, tais como o galão dos EUA (o "galão de vinho" da rainha Ana) e o alqueire estadunidense (o "alqueire de Winchester").
Índice
[esconder]
1 Uso atual
2 Histórico
3 Unidades de comprimento
4 Unidades de área
5 Unidades de volume
5.1 Nos Estados Unidos
5.2 No Reino Unido
6 Referências
7 Ligações externas
§Uso atual[editar | editar código-fonte]
Em 2007, os únicos países do mundo que ainda adotam este sistema são Libéria, Birmânia e Estados Unidos. A Colômbia utiliza este tipo de medida somente para volumes.
§Histórico[editar | editar código-fonte]
Vários padrões sob o nome comum de "unidades inglesas" foram utilizados em diferentes épocas, em lugares diferentes e para coisas diferentes. Antes da Batalha de Hastingsem 1066, o sistema anglo-saxão de medidas era baseado em unidades de barleycorn (grãos de cevada) e gyrd (vara). Este sistema, presumivelmente, tinha origens germânicas. Antes da conquista normanda, unidades romanas foram reintroduzidas. O sistema resultante de unidades inglesas era uma combinação dos sistemas anglo-saxão e romano.
O desenvolvimento posterior do sistema inglês prosseguiu ao se definir as unidades em lei, na Magna Carta de 1215, e emitindo padrões de medida a partir da capital da época,Winchester. Os padrões foram renomeados em 1496, 1588 e 1758. A última Imperial