Unidade do real e a pluralidade das ciencias sociais
CACUACO
NOTAS DE ESTUDO DA CADEIRA
ELEMENTOS DE SOCIOLOGIA
Curso: Economia
Cadeira: Elementos de Sociologia
Docente: Abílio Kulivela
MODULO I
As Ciências Sociais e o Conhecimento da Realidade Social
AS CIÊNCIAS SOCIAIS
Luanda, Abril de 2012
1.3. As Ciências Sociais
As ciências sociais têm um interesse voltado à compreensão do comportamento do homem enquanto um ser em relações com os seus semelhantes, com o meio físico e natural. As ciências sociais são também conhecidas por ciências humanas.
1.3.1. O Social
Para a Sociologia e para as ciências sociais, “social” é tudo o que se passa na sociedade, nos grupos a que pertencemos, nas relações recíprocas que estabelecemos com as pessoas com as quais nos relacionamos. Os fenómenos sociais não podem ser analisados de forma isolada, mas, antes de forma complementar e interdependente. Pois, a sociedade não é apenas um conjunto de pessoas, mas é acima de tudo o cojunto das relações recíprocas entre elas.
O homem vive da sociedade, para a sociedade e em função da sociedade.
Esta é que lhe dá todas as condições de vida e de realização plena dos seus interesses. Os comportamentos humanos não são, pois, instintivos, são antes apreendidos, adquiridos quer por interação, quer por comunicação com outros homens na sociedade e, também, pela transmissão de uma cultura ao longo de gerações. O carácteer do homem aí está: partilha com os outros uma cultura comum, uma cultura que inclui, para além dos elementos da sua geração, os das gerações anteriores e vindouras.
Nesta ordem de ideias não nos será, pois, difícil apresentar uma primeira noção de sociedade. Esta pode definir-se, em sentido sociológico, como um conjunto de seres humanos em permanente interação, com vista à satisfação das suas necessidades sociais e detentores de uma cultura comum. É, pois, no seio de uma
2
sociedade que os homens se relacionam uns com os outros, constituindo grupos e