Unidade de negocios
Unidade de Negocio: MedNet Medicina e Seguranca Ocupacional
Tema: Análise Organizacional
Objetivo do Trabalho
Consolidando os aprendizados dos textos e dos debates em sala, elaborar um breve “estudo de caso” sobre a própria Unidade de Negócio (UN). Desenvolver considerações sobre o perfil mais mecanicista ou mais orgânico da estrutura organizacional de sua UN e sua adequação à estratégia corporativa (giro ou margem), considerando as variáveis críticas à estruturação organizacional (23 variáveis e outras levantadas em sala). Este trabalho terá como considerações finais comentários livres sobre seus aprendizados na disciplina e quanto eles são aplicáveis na sua trajetória profissional.
Correlação entre as abordagens exploradas em sala e a sua Unidade de Negócio (texto livre, até 700 palavras);
O cenário nesta unidade de negócios, nos anos recentes, foi marcado pela expansão de suas atividades através do modelo de franquias com efeitos positivos para a corporação. Já a estrutura orgânica e familiar contribui muitas vezes negativamente neste caso.
A maior difusão de negócios, o amplo leque de serviços e a pulveridade das unidades aumentam visivelmente as possibilidades de negócios, porem, melhores praticas de gestão, relacionamento com os stakeholders e a estruturação de processos padronizados e mecanicistas se fazem necessário.
Considerando as variáveis criticas a esta estrutura organizacional, a partir de analise feita de uma visão gerencial podemos dividi-las entre seus interrelacionamentos em graus de prioridade. Os integrante do conjunto de inter relacoes são: recursos humanos, clientes e consumidores finais, fornecedores, concorrentes diretos, concorrentes indiretos, acionistas, governo e comunidade.
Apesar de uma estrutura de recursos humanos consolidada, a configuração e o modelo de gestão atual não são suficientes para satisfação dos colaboradores e apontam reflexos indesejaveis no comportamento da organização