Unidade 1 fisica resumo
Viagens com GPS
GPS- sistema de posicionamento global. Consiste num sistema de navegação que utiliza informação proveniente de satélites fornecendo coordenadas de um lugar em longitude, latitude e altitude.
O sistema GPS é formado por 24 satélites, que descrevem orbitas aproximadamente circulares e o período (tempo de uma volta em torno da Terra) é de 12 horas.
O aparelho receptor GPS reconhece um sinal electromagnético de rádio emitido por um dado satélite tratando, de seguida, os dados armazenados. Tendo em conta o tempo decorrido entre a emissão e a recepçao do sinal é possível calcular a distância entre o receptor e o satélite dado que o sinal propaga-se à velocidade da luz.
V= distância/ Delta t
Aplicações do GPS
Localização- O GPS determina a posição exacta de pontos sobre superfície terrestre.
Cartografia- o GPS permite a criação de mapas
Sincronização- Os satélites do GPS contêm relógios altamente precisos permitindo assim fazer a sincronização dos relógios à superfície terrestre. (relógio atómico mais preciso que relógio de quartzo)
Navegação- Indica a direcção e o sentido do movimento, funcionando como um instrumento de navegação e orientação não só para os meios de transporte terrestre mas também para o marítimo e aéreo.
Diferença entre distância percorrida e deslocamento
Distancia percorrida – comprimento de todo o percurso efectuado. É sempre um escalar positivo.
Deslocamento – tem como origem a posição inicial e extremidade a posição final.
Delta x = xf – xi
Exemplo: se for percorrido 10m no sentido positivo e inverter o sentido percorrendo novamente 10m no sentido negativo a distancia percorrida seria 20m e o deslocamento seria nulo pois voltaria à posição inicial.
Rapidez media= distancia percorrida/ delta t
Velocidade média= deslocamento/ delta t
Nota: quando um carro vai de lisboa ao porto e volta novamente pra lisboa a sua velocidade média será nula pois o seu deslocamento é nulo. O