Unid II Gestao De Cargos Texto
Para a implantação de um plano de cargos em uma organização, é fundamental observar as etapas necessárias a sua adequada aplicação. A eficácia do plano dependerá da análise, descrição, especificação e avaliação dos cargos das quais resultará na fixação de salários internamente coerentes. Como as organizações são constituídas por cargos, esses precisam ser preenchidos e a análise do cargo permite obter as informações sobre as tarefas ou atribuições de um cargo. As informações coletadas na descrição do cargo incluem atividades desempenhadas (como limpar, vender, ensinar ou pintar) e informações sobre questões como as condições físicas do ambiente e o programa de trabalho. A análise de cargo subsidia as várias atividades inter-relacionadas de gestão de recursos humanos. Por exemplo, informações sobre as obrigações do trabalho fundamentam a criação de programas de treinamento, e informações sobre as características humanas necessárias para o desempenho do trabalho são usadas para decidir que pessoa recrutar e contratar, remunerar, promover e compensar. Na análise de cargos, os principais termos utilizados são os seguintes:
ANÁLISE DE CARGOS – DEFINIÇÃO DOS PRINCIPAIS TERMOS
TAREFA
Atividade executada por um indivíduo na organização, como por exemplo: atendimento telefônico, arquivo de documentos, manutenção de equipamentos.
FUNÇÃO
Agregado de tarefas atribuídas a cada indivíduo por exemplo: serviços de secretaria da área comercial, serviços de secretaria da área de marketing.
CARGO
Conjunto de funções substancialmente idênticas quanto à natureza das tarefas executadas e às especificações exigidas dos ocupantes.
ANÁLISE DE CARGO
Estudo que se faz para agregar informações sobre as tarefas do cargo e as especificações exigidas do seu ocupante.
DESCRIÇÃO DE CARGO
Informações sobre as tarefas do ocupante descritas de forma organizada.
ESPECIFICAÇÀO DE CARGO
Relato dos requisitos, responsabilidades e esforços necessários à pessoa