unid 3
Unidade III
7 A Agenda da Geopolítica Moderna
Introdução
A globalização capitalista causou provavelmente mais riqueza material e progressos sociais do que jamais ocorreu em fases precedentes da economia mundial. Ao mesmo tempo, visualizamos o crescente aumento das diferenças entre nações desenvolvidas e em desenvolvimento. Na era em que são as relações internacionais com fins econômicos que movimentam a economia mundial, nenhum país deseja estar limitado a seu território.
Os interesses nacionais de cada país estão manifestados por meio de sua política externa e refletem seus objetivos no que diz respeito a desenvolvimento econômico, capacitação tecnológica, maior participação no comércio global, crescimento de índices sociais, busca pelo poder, entre outros. Seja qual for o objetivo, em geral as ações do Estado estarão sujeitas à eventual influência de grupos de interesse que apoiam suas decisões políticas no âmbito interno.
Nas questões de meio ambiente, o número de acordos ambientais internacionais e os acordos voluntários cobrem grande parte das regiões e das questões globais. Além disso, os aspectos teóricos e históricos da integração regional também estarão contemplados nesta unidade.
7.1 Comércio internacional e desenvolvimento econômico
Numa perspectiva histórica, a expansão do comércio internacional foi sustentada pelos contínuos aumentos da produtividade e das produções agrícolas e industriais, pela especialização e divisão de trabalho e pelas vantagens comparativas de troca. O comércio assume papel fundamental na expansão da economia internacional a partir da revolução comercial industrial, sendo que sua importância é plenamente admitida nos princípios da teoria clássica do comércio.
Na medida em que os meios de intermediação da riqueza mundial – baseada nas normas reguladoras dos padrões metálicos – tornavam‑se inadequados, o comércio internacional se constituía como um eficiente mecanismo de acúmulo de