Unianhanguera
Kanban é uma palavra de origem japonesa que significa literalmente registro ou placa visível, que tem como objetivo sincronizar a montagem com seus fornecedores e transporte. Em administração tem como função de controla o fluxo de produção e transportes:
1- Estoques mínimos.
2- Equipamentos mais próximos.
3-Produção conforme demanda (sistema Toyota de produção).
4- Qualidade da fonte (fornecedores).
5- Visualização dos pontos de trabalho.
6- Orgulho dos funcionários pelo trabalho realizado. Este sistema pode ser empregado por: cartões de sinalização, luzes em máquinas, locais demarcados prateleiras, etc. O kanban permite agilizar a entrega e a produção de peças. Em linhas de produção coloca-se placas visíveis para indicar entrega de peças, quantidade. Quando as peças se esgotam um aviso é dado, e tudo volta ao ponto de partida, onde se é feito um novo pedido para uma nova quantidade de peças. É empregado em industrias e montadoras onde a produção não oscile muito, os kanbans substituem formulários e outras formas conduzindo para a utilização do Justin in Time ou sistema Toyota de produção.
FILOSOFIA JUSTIN IN TIME CONSISTE: Desperdício e qualquer coisa além do mínimo necessário para produzir o produto.
KANBAN DE PRODUÇÃO.
Utiliza-se para dar autorização de produção do item desejado. Os cartões são fixados nos produtos ou junto deles, e após o consumo ou despacho do produto retorna o cartão para autorização da produção e reposição dos itens.
KANBAN ELETRÔNICO (E-KANBAN).
Este sistema substitui o kanban físico agilizando o sistema permitindo sinalização imediata a toda cadeia de fornecimento. E evita a perda de cartão e a necessidade de atualização constantes nos quadros. Kanban Físico
Kanban eletrônico (e-kanban).
VANTAGENS DO SISTEMA POR KANBANS:
-Simplicidade no controle das operações.
-Solução para problemas