Uni o Europeia
EUROPEAN UNION - EU
Alessandra C. Beiler
Daiana Leão
Maykon de A. Coutinho
Thais Nunes Cardoso
Introdução
O presente trabalho foi elaborado através do método de pesquisa bibliográfica e documental, onde será apresentada toda a estrutura organizacional da União Européia, países membros, assim como o objetivo da criação e existência desse bloco econômico.
Será apresentada a evolução histórica da União Européia, que desde seu surgimento, vem aumentando com adesão de novos Estados-membros, sempre com o intuito de se fortalecer economicamente e elevar sua esfera de influência mundial, criando e aderindo a uma moeda única, com o objetivo inicial de promover e garantir os Direitos Humanos tanto dos seus países membros como o resto das nações mundiais.
O tema vem sendo tema amplamente difundido, principalmente devido à crise econômica que essa Organização Internacional vem passando, crise que afetou gravemente vários de seus países membros, devido ao endividamento e a falta de opões para escapar dessa crise, criando uma instabilidade acerca da viabilidade e a necessidade da continuidade da União Europeia.
História da União Européia
Em circunstância às frequentes guerras sangrentas entre países vizinhos, que culminaram na 2ª Guerra Mundial, alguns países da Europa reconheceram a necessidade de encontrar uma forma de preservar a paz. Algo tinha que ser criado para evitar novos conflitos entre esses países europeus e juntamente ser promovido o desenvolvimento econômico.
Neste contexto, em 1948, Bélgica, Holanda e Luxemburgo, com o objetivo de facilitar o comércio reduzindo impostos e a burocracia, elaboraram a BENELUX, nome advindo de Be - Bélgica, Ne - “Netherland” Holanda em Inglês e Lux - Luxemburgo.
Dois anos mais tarde, em 1950, a Europa estava em pleno processo de reconstrução, e os países da Benelux juntamente com a Alemanha, Paris e Itália, tiveram a ideia de iniciar um mercado comum homogeneizando a produção de aço e carvão.
No ano de 1951,