UNI O EUROP IA
Por Geografia
Geografia
Nota:
Share on email Share on facebook Share on twitter Share on stumbleupon More Sharing Services
História
1952
Durante séculos a Europa foi cenário de guerras sangrentas, com grande perda de vidas e prejuízo econômico. Após a Segunda Guerra Mundial, vários líderes regionais chegaram à conclusão de que a única forma de assegurar a paz duradoura entre seus países seria uni-los econômica e politicamente.
Assim, em 1950, o ministro das Relações Exteriores da França, Robert Schuman, propôs integrar as indústrias do carvão e do aço da Europa Ocidental. O resultado disso veio em 1952 sob a forma de Comunidade Européia do Carvão e do Aço (Ceca), com seis membros: Bélgica, Alemanha Ocidental, Luxemburgo, França, Itália e Países Baixos. O poder de tomada de decisões sobre esses dois setores ficou nas mãoes de um orgão independente e supranacional chamado "Alta Autoridade", cujo primeiro presidente foi Jean Monnet. Este foi o embrião do que 42 anos depois viria a ser a união Européia.
1967
A Ceca teve tanto sucesso que em um espaço de poucos anos esses seis países decidiram avançar e integrar outros setores de suas economias. Em 1957, assinaram os Tratados de Roma, pelos quais foram criados a Comunidade Européia de Energia Atômica (Euratom) e a Comunidade Econômica Européia (CEE). Os estados-membros queriam, dessa forma, eliminar as barreiras comerciais entre eles e criar um mercado comum.
Em 1967, as instituições das três comunidades européias se fundiram. A partir daí passo a existir uma única Comissão e um único Conselho de Ministros, assim como o Parlamento Europeu, que reunia representantes de todas as nações do bloco. Era o nascimento do Mercado Comum Europeu.
No princípio, os membros do Parlamento Europeu eram eleitos pelos parlamentos nacionais, mas em 1979 foram celebradas as primeiras eleições diretas. Desde então, a cada cinco anos, os cidadãos europeus podem votar diretamente.
1992
O Tratado de Maastricht em