Unhas e cabelos
As unhas são placas de creatina dura na superfície dorsal das falanges terminais dos dedos dos pés e das mãos. Sua função é de auxiliar tanto da preensão e manipulação de pequenos objetos, quanto na proteção ás extremidades dos dedos e permitir a ação de coçar.
A perda da cutícula facilita o desenvolvimento de processos inflamatórios e infecciosos na matriz das unhas, levando a distrofias da placa ungueal.
Cabelos:
A composição química do cabelo, apresenta carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e enxofre. Além desses cincos elementos,o cabelo ainda tem em sua composição, ferro, cobre, zinco, iodo, silício, cálcio e magnésio, 20 tipos de AA (cisteina, serina, acido glutâmico, glicina, reonina, arginina, entre outos), proteínas e lipídeos.
Ressalta-se que as fibras do cabelo são conectadas entre si pelos AA cistina, que faz com que o cabelo não se dissolva na água.
Dessa forma desnutrição protéica- calórica contribui para alterações dos fios, apresentados com alteração na pigmentação, ralos e com textura mais fina, e crescendo de maneira dispersa, caindo com facilidade. Isso é resultado de alteração no metabolismo protéico que interfere na alteração dos fios, pois se encontram na maior quantidade na fase telógena (fase de repouso e de eliminação, em que os fios está mais superficial) e menor proporção na fase anágena (fase de crescimento da matriz, sendo intensa na divisão celular, na qual há proliferação rápida dos ceratinócitos, onde tem a formação de novos pelos).
PUJOL, Ana Paula. Nutrição aplicada à estética. ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2011.
Alopecia:
Existem diversos tipos de alopecia que se manifesta de acordo com a fase do ciclo de crescimento em que são acometidos, podendo ser reversíveis e irreversíveis.
Alopecia Areata
Alopecia areata é uma afecção crônica dos folículos pilosos e das unhas, é uma doença que provoca a queda de cabelo, por interrupção de sua síntese, sem que ocorra destruição ou atrofia dos folículos, motivo pelo