UN ESTUDIO CONTRASTIVO ENTRE LOS PRETÉRITOS DE LA LENGUA ESPAÑOLA
UN ESTUDIO CONTRASTIVO ENTRE LOS PRETÉRITOS DE LA LENGUA
ESPANÕLA: PRETÉRITO PERFECTO, INDEFINIDO E IMPERFECTO
Alex Ferreira Joaquim
Jefferson Lhamas dos Santos
(Gs – CLCA - UENP/CJ)
Nerynei Meira Carneiro Bellini
(Orientadora – CLCA - UENP/CJ)
As formas da Gramática Normativa da Língua Espanhola muitas vezes se apresentam de maneira complexa a estudantes do idioma como língua estrangeira. Pensando nisso, com base nos teóricos Adrián Fanjul, Martin Russo, Neide Elias e Stella Baygorria, esse trabalho tem como objetivo fazer um estudo contrastivo entre os pretéritos (perfeito, indefinido e imperfeito) do Espanhol, apresentando regras gerais de assimilação da gramática, situações de uso na escrita e na comunicação, tendo em vista a importância das estruturas gramaticais na aquisição de uma nova língua.
Palavras-chave: gramática, espanhol, língua, pretérito.
Introdução
Definido pela Real Academia Espanhola como “Lengua común de España y de muchas naciones de América, hablada también como propia en otras partes del mundo”, o espanhol tem obtido um grande êxito no espaço mundial. Porém, em seu aprendizado, evidenciase a constante dificuldade de estudantes do idioma como língua estrangeira, visto que é clara sua complexidade, principalmente no estudo da gramática.
Em relação à língua, é relevante conhecer que, de acordo com o dicionário
Aurélio, pode- ser definir como “o conjunto das palavras e expressões usadas por um povo, por uma nação, e o conjunto de regras da sua gramática; idioma”, (2004, p. 517). Já em relação à gramática, na definição de TRAVAGLIA (2002), ela é o conjunto sistemático de normas para ϳϭϱ Anais do VIII Seminário de Iniciação Científica SóLetras – CLCA – UENP/CJ - ISSN 18089216
bem falar e escrever, estabelecidas pelos especialistas, com base no uso da língua consagrada pelos “bons escritores”.
Ora, sendo assim, os