umidade do solo
Palmas
2014
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE
Relatório apresentado como requisito parcial de nota para G1 na disciplina de Mecânica dos Solos do curso de Engenharia Civil.
SMITH STOCLLOS DE OLIVEIRA CARDOSO
PALMAS
2014
1. INTRODUÇÃO
A determinação do teor de umidade existente na amostra de solo pode ser definida de varias formas, porém neste estudo de campo será usado os seguintes métodos: Fogareiro, Estufa Padrão e Speedy Test.
A análise da umidade do solo possui grande importância no ramo da construção civil, pois por meio dessa determinação pode-se identificar a quantidade exata de água necessária para obter uma melhor compactação do solo, bem como se o teor de umidade esta na quantidade necessária para alcançar maior resistência desse solo. Todo esse processo é necessário, considerando que é sobre o solo que as estruturas das obras são apoiadas.
2. MATERIAL E MÉTODO
2.1. LOCALIZAÇÃO
A determinação do teor de umidade do solo, pelos três métodos, foi realizada no complexo laboratorial do CEULP/Ulbra.
2.2. PROCEDIMENTOS, EQUIPAMENTOS E MATERIAIS UTILIZADOS
2.2.1. Procedimentos
ESTUFA PADRÃO
Para realização do experimento, primeiramente retirou-se uma amostra de solo no campo e levou para o laboratório. Com esse solo disponível, pegou uma amostra que foi inserida numa capsula e em seguida, determinou o peso da capsula e do conjunto “capsula-solo”. Esse material foi levado para estufa, onde permaneceu por 24 horas e após isto, pesou-se novamente para determinar a quantidade água que evaporou. Com esses dados em mão, fez-se um cálculo da diferença da massa total antes de ir para estufa e da massa após retirar da estufa, obtendo, assim, a quantidade e percentual de água existente na amostra.
SPEEDY-TEST