Umidade Do Ar
Agrárias e Ambientais
CAA 082 - Meteorologia e Climatologia
1
_______________________________________________________________________
UMIDADE DO AR
1. Introdução
A umidade do ar é a água, na fase de vapor, que existe na atmosfera. Sua fontes naturais são as superfícies de água, gelo e neve, a superfície do solo, as superfícies vegetais e animais. A passagem para fase de vapor é realizada pelos processos físicos de evaporação e sublimação, e pela transpiração.
Com uma concentração praticamente nula nas regiões desérticas e extremos polares, ate
4% em volume, nas regiões tropicais quentes e úmidas, o vapor de água é um dos mais importantes constituintes atmosféricos. Exerce papel de destaque no balanço de energia próximo a superfície do solo. Além disso, sua presença é absolutamente indispensável para toda espécie de vida na Terra. É elemento decisivo no ciclo hidrológico, quer transferindo água da superfície para atmosfera, que retornando, sob a forma líquida, como chuva. Atua como absorvedor de radiação infravermelha, reemitindo-a à sua temperatura. Com isso, desempenha o papel de um agente termoregulador, impedindo que a camada de ar junto ao solo se resfrie em demasia durante a noite.
O vapor de água, ao passar da fase líquida para gasosa, absorve calor do ar circunvizinho, resfriando-o, e, ao retornar da fase gasosa para fase líquida, libera o calor latente acumulado, aquecendo a atmosfera. Possuindo concentrações máximas nas regiões tropicais e equatoriais úmidas.
2. Métodos de Medição
A umidade do ar é medida normalmente através de psicrômetros e higrômetros, e registrada por higrógrafos.
O psicrômetro é um instrumento constituído basicamente por dois termômetros comuns.
Um fluxo de ar pode ser forcado a passar pelos bulbos dos termômetros, definindo um psicrômetro de aspiração ou de ventilação forcada (Figura 1). Um dos termômetros do
Umidade do Ar
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ -