UMBERTO ECO O NOME DA ROSA ROMANCE LANÇADO EM 1980
ADRIANA NUNES DE CAMPOS INACIO
2º SEMESTRE
MATUTINO
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DE SERVIÇO SOCIAL ICuiabá/MT
2014
ADRIANA NUNES DE CAMPOS INACIO
UMBERTO ECO O NOME DA ROSA
ROMANCE LANÇADO EM 1980
DOCENTE: SORAYA MITER SIMON
Cuiabá/MT
2014
O NOME DA ROSA
O filme trata de uma história ocorrida no ano de 1327 – Século XIV, num Mosteiro Beneditino Italiano, onde tinha muitos Padres Franciscanos. Lá a inquisição o poder da igreja era muito grande era ela que absolvia ou condenava as pessoas era a autoridade maioral da época. Pessoas comuns não podiam questionar as opiniões e decisões da Igreja, por isso, tinha total poder sobre o povo, quem praticasse algum crime contra a Igreja era severamente punidos. O povo dava todo seu dinheiro e objetos para a igreja em troca de alcançar o perdão de Deus, isso era o que eles prometiam. Enquanto isso oferecia apenas os restos de comida para os pobres. A maioria da população era camponesa e vivia em condição de grande pobreza o sustento era do fruto da terra e o melhor que tinham era dado a igreja, diante desta situação era fato afirmar que a situação de vida era desumana, pois viviam em casebres feito de madeiras amontoados, sem nenhuma condição de higiene, o resto que a igreja doava era muito pouco, e algumas das mulheres se deitavam com os monges para obterem algum alimento, o que se pode salientar e que algumas eram mortas depois disso.
Tudo que ali existia nos mosteiros era de propriedade única da Igreja, como por exemplo, a biblioteca que poucos monges tinham acesso, devido os livros secretos e considerados proibidos pela igreja. Esses livros continham saberem filosóficos e científicos da Antiguidade que despertariam imediatamente interesses pelas inovações científicas decorrentes.
Os monges não podiam amar se não fosse a Deus, pois a Igreja dizia que a mulher era mal, pior que a própria morte. E que o conhecimento era inimigo da fé, por esse motivo não