Umbanda
Trabalho de umbanda
Brandon N°5
Andrews N°1
Guilherme N°19
Giovanna N°16
Muitas vezes demonizada e vista como culto maléfico, a umbanda deve ser entendida como uma religião, que busca preencher um conceito filosófico-religioso importante ainda nos dias de hoje, a atenção aos excluídos. Tal ideia de "inclusão religiosa" pode ser melhor entendida ao se analisar a origem da religião.
Umbanda é uma religião brasileira formada através de elementos de outras religiões como o catolicismo ou espiritismo juntando ainda elementos da cultura africana e indígena.Ela tem origem nas senzalas em reuniões onde os escravos vindos da África louvavam os seus deuses através de danças e cânticos além de incorporarem espíritos. A Umbanda pode ter nascido a pouco mais de 100 anos (primeiro registro oficial).
A história da umbanda nas suas primeiras décadas se confunde com a de Zélio Fernandino de Moraes. Acometido de estranha paralisia que desafiava os médicos, certo dia levantou-se do leito e declarou: "- Amanhã estarei curado." No dia seguinte, realmente, o jovem de 17 anos não aparentava qualquer sinal da doença que o assombrou.
Depois de muita discussão, um amigo da família convence todos a visitarem uma Federação Espírita e assistir uma sessão. Convidado a participar, Zélio logo é tomado de uma força sobrenatural, e diz: "-Aqui está faltando uma flor!". Em seguida, colhe uma flor do jardim do prédio e deposita-a à mesa.
Atordoados, os outros participantes da sessão começaram a incorporar espíritos que se intitulavam pretos escravos e índios.
Por fim, o espírito que incorporara em Zélio se revela como o Caboclo da Sete Flechas, o senhor dos caminhos, que, desconcertado com o preconceito racial e cultural, anuncia que irá criar uma nova religião em que os negros e índios, considerados espíritos atrasados, poderão se manifestar e dividir com a humanidade seus conhecimentos.
Dito e feito, dia 16 de novembro de 1908, manifestou-se o caboclo em