UMA VISÃO SOBRE A PERSISTÊNCIA DA FOBIA DA MATEMÁTICA EM UM CURSO TÉCNICO PÓS-MÉDIO
.
IPATINGA
2013
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO – UFOP CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA – CEAD
DANIELA CRISTINA NARDY MOTTA
UMA VISÃO SOBRE A PERSISTÊNCIA DA FOBIA DA MATEMÁTICA EM UM CURSO TÉCNICO PÓS-MÉDIO
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, como requisito para obtenção do grau de Licenciatura em Matemática.
IPATINGA
2013
AGRADECIMENTOS
Primeiramente agradeço a Deus por me proporcionar a oportunidade de concluir um projeto a tanto tempo iniciado e por colocar em minha vida pessoas tão especiais e que tanto me apoiaram. Aos professores Gilberto Silva, por não me deixar desistir e Gilberto Feliciano, pela atenção e paciência no decorrer do curso. A minha orientadora Márcia Nunes dos Santos por sua paciência, atenção e correções tão precisas e que muito me ajudaram em todas as etapas do trabalho. A minha família por entender os momentos de ausência por estar me dedicando ao trabalho de conclusão do curso. A Escola e aos alunos por atenderem, de forma tão prestativa, a minha solicitação de responderem ao questionário. E finalmente aos meus colegas cursistas e, em especial, as colegas Madalena e Cléria por estarem comigo em todos os momentos no decorrer do curso.
RESUMO
Essa pesquisa teve como objetivo identificar possíveis fatores que facilitaram dificuldades de aprendizagem de Matemática em alguns alunos e assim promoveram, diretamente, o medo da Matemática. Por meio de pesquisas bibliográficas encontramos o termo matofobia, que expressa bem esse medo apresentado por alguns alunos quanto à Matemática. Dissertamos brevemente a respeito da história da