Uma Via Cidad E Democrata
Sabe-se que é de extrema importância o papel do voluntariado e a solidariedade no contexto em que vivemos, pois o advento da globalização já mostrou que mesmo havendo mais progresso, não será possível resolver as mazelas da humanidade. A realidade está marcada de um intenso contraste social, o meio ambiente encontra-se ameaçado por um sério desequilíbrio e a sociedade atual apresenta uma relevante inversão de valores.
É preciso frisar que mesmo o planeta dispondo de riquezas incalculáveis, estas são mal distribuídas, quer entre Estados, quer entre indivíduos, o que resulta em um grande índice de pobreza. A prática voluntária visa reverter esse aspecto, visto que promove projetos onde leva ao necessitado coisas básicas para o seu bem estar social, como suprimentos básicos, saúde e até mesmo cursos que viabilizem a entrada desse indivíduo no mercado de trabalho.
Ainda podemos analisar que a ambição desmedida de alguns é o fator causal da instabilidade ecológica. Só uma pequena parcela da população está realmente engajada em programas que buscam uma estabilidade ambiental para o planeta, medidas como a seleta de lixo, a reclicagem, organizações que são contra qualquer ato que venha a agravar a situação do meio ambiente, entre outros.
Há de se considerar também o egoísmo em que a sociedade se encontra, onde o homem muitas vezes fica cego diante dos problemas sociais existentes, buscando apenas o acúmulo de bens materiais em excesso para benefício próprio. Muitas vezes é uma tentativa de suprir algo que lhe falta, mas este por estar cego acaba aumentando “o vazio que o habita”. O resgate e exercício de valores humanos, como compaixão, solidariedade e fraternidade, estes que estão em nossa essência e cada vez que os praticamos, são capazes de nos fazer bem.
É notória a grandiosidade de ser voluntário, mas para a expansão de tal movimento é necessário um investimento maior entre as partes que constituem uma sociedade. O governo junto a