Uma verdade incoveniente
No filme “Uma Verdade Inconveniente apresentado pelo ambientalista e ex-presidente do Estados Unidos da América Al Gore mostra de forma bastante clara através demonstração em vídeo a realidade do clima mundial que já mostra os sinais de que algo errado esta acontecendo na natureza.
O aquecimento global é causado pela intensificação do efeito estufa que, por sua vez, é conseqüência do excesso da concentração de determinados gases na atmosfera advindos principalmente da queima de combustíveis, desmatamentos e queimadas de florestas.
A temperatura da terra esta aumentando devido a ação humana. Os recente fenômenos e catástrofes naturais advêm das mudanças climáticas, uma vez que com o aumento da temperatura da terra há um desequilíbrio climático.
Os fenômenos naturais advindos do aquecimento global são devastadores e demonstram que a intervenção humana pode ser letal a sua própria espécie.
Muitos resistem em acreditar que é o homem o principal culpado pelo aquecimento global, céticos justificam-se dizendo que isso não passa de um ciclo natural da terra, que em tempos em tempos sua temperatura é naturalmente alterada. Mas na verdade, percebe-se que os eventos climáticos, como furacões, terremotos, derretimento das geleiras polares, tufões, aumento do nível da água do mar, estão ocorrendo de forma mais intensa, nunca visto antes, isso é preocupante e demonstra não se tratar de fenômenos naturais próprios da natureza, mas causados pelo aumento da temperatura da terra pela intervenção humana.
No documentário, Al Gore chama a atenção para os diversos fenômenos catastróficos já ocorridos em todo o mundo, de forma cada vez mais freqüente, inclusive no Brasil, como é o caso do Furacão Catrina. Nota-se que até então não se tinha conhecimento de haver furação em nosso País.
Como bem relata no documentário, os Estados Unidos é a maior economia do mundo e também é o maior emissor de poluente e por sua vez se mostra o