Uma verdade inconveniente - Al Gore
Em meio a sua apresentação, o palestrante descreve alterações impactantes sobre a Terra, a contaminação do CO², o degelo das fontes glaciais e coloca que o problema de temperatura na Terra não é só uma questão política mas também uma questão moral. Após o relato do acidente do filho, Al Gore diz ter começado a estar na vida e se comportar no planeta de outro modo, a partir disso se empenhou em novas pesquisas de campo na Antártica e na Amazônia, com ajuda de cientistas e pesquisadores.
Ao colocar os problemas e advertir a participação contribuinte dos homens, é analisado justamente a relação humana e seu contexto histórico, enquanto civilização, no crescimento do aquecimento global, e maior ainda, a ênfase na contribuição dos EUA em tudo isso. A
participação politica e econômica do país na evolução dos problemas ambientais é evidente, os números crescem a cada ano e as medidas tomadas para que sejam resolvidos ou não saem do papel, ou ganham pouca repercussão. Exatamente por esse motivo, Al Gare acredita a exibição da questão traz maior oportunidade de discussão e elaboração de uma solução coletiva e eficaz.
Já no fim do documentário, o ex-vice-presidente coloca propostas e iniciativas que serviriam para a diminuição