Uma teoria da motivação humana
A motivação é um conceito indispensável para compreendermos o comportamento humano. Pois, sem motivação é improvável que obtenhamos bons resultados, seja em que área for.
A motivação é sinónima de satisfação. Assim sendo, Maslow propõe a existência de uma Pirâmide de Necessidades, baseada em critérios fisiológicos, de segurança, amor, estima e auto-realização.
Conceito de motivação
“A motivação é vista como um conjunto de “forças internas de um indivíduo que determinam a direcção do seu comportamento, o seu nível de esforço e a sua persistência face aos obstáculos” (Georges e Jones, in Manual de Comportamento
Organizacional e Gestão , Cunha et al).
Motivação, segundo Maslow
“Uma teoria da motivação humana” foi um trabalho criado por Maslow. Neste trabalho, o autor apresentou ideias essenciais para o conceito de motivação.
Ele acreditava que o Homem queria realizar-se noutros campos para além do trabalho, ou seja, para Maslow, deveria haver uma teoria que explicasse a motivação humana, com base na inserção da mesma, na sociedade.
Através da grande variedade de estudos em Psicanálise e Antropologia Cultural,
Maslow chegou à conclusão que alguns comportamentos podem ser explicados por diversas razões e que a biologia, por si só, não é suficiente para compreender o Homem, enquanto ser, extremamente, complexo. Pois, uma pessoa, por exemplo, pode ir, frequentemente, à missa para agradar a família ou para evitar o isolamento ou para se sentir membro de um grupo ou, ainda, para se sentir seguro.
Para Maslow, a motivação do ser humano é vista como um todo e a mesma deve ser limitada, quanto à explicação do comportamento.
De acordo com Muller, (1977) “A contribuição de Maslow foi ignorar a dicotomia e ordenar as necessidades numa hierarquia de prepotência, colocando as necessidades biológicas como aquelas que tinham de ser satisfeitas primeiro, antes de quaisquer outras necessidades mais elevadas poderem receber qualquer atenção”.