uma reflexão sobre a indisciplina escolar
ALTO PIQUIRI – PARANÁ
2013
INTRODUÇÃO
A massificação do ensino não trouxe apenas aspectos positivos, tais como: a educação para todos; a generalização e a igualdade de oportunidades; a promoção e a realização dos indivíduos; e a sua integração na sociedade, mas outros aspectos são agora postos em destaque, pois devido esse alargamento da escolaridade surgiram algumas situações relacionadas com a disciplina na escola.
Essa massificação do ensino pode estar indicando o impacto do ingresso de um novo sujeito histórico, com outras demandas e valores, numa ordem arcaica e despreparada para absorvê-lo plenamente.
Este trabalho pretende mais do que responder a inúmeras questões relacionadas a este complexo tema da indisciplina, procurar-se-á instigar algumas inquietações, bem como questionar algumas certezas e ampliar olhar sobre o problema.
Outra questão relevante que será abordada é mostrar que o comportamento indisciplinado não deve ser encarado alheio à família nem tão pouco à escola, já que, na sociedade, elas são as principais agências educativas.
Será apresentado também o resultado de uma pesquisa realizada através de questionários, mostrando a visão dos diferentes elementos da comunidade escolar (professores, técnicos, pais e alunos), analisando-se assim os fatores que estão interferindo nesta problemática. A realização da pesquisa é no município de Alto Piquiri, na Escola Estadual de Ensino Médio com os envolvidos no contexto escolar.
Para finalizar será apontado numa perspectiva teórico metodológica caminhos possíveis para a atuação de educadores interessados em tratar a questão da indisciplina, buscando alternativas que colaborem na construção de um ambiente escolar que vise uma convivência e produção escolar de qualidade.
PROBLEMA
Uma questão que hoje em dia causa grande perplexidade e controvérsia entre os educadores e preocupa