Uma reflexão sobre a abordagem sistêmica na negociação
Apesar de Chester Barnard ter proposto a idéia de organização como um sitema aberto em 1930,a aceitação ampla desse conceito só se consolidou anos depois.Fazendo-se uma análise retrospectiva da teoria da administração,pode-se encontrar referências à idéia de sistemas,embora eventualmente primárias,em obras de vários pesquisadores renomados nesse campo:
Frederick Taylor: Preconizava a sistematização da seleção dos trabalhadores e das condições de trabalho.
Henry Fayol: via a administração como a integração de várias tarefas para o cumprimento de objetivos comuns.
Elton Mayo: defendia a empresa como um sistema social,composto por seres humanos e por suas relações interpessoais. Mary Follet: Propunha a unidade interativa e a redução do conflito por meio da integração de interesses.
Chester Barnard: Defendia o equilíbrio entre as comunicações formal e informal na empresa e fora dela.
A perspectiva de sistemas surgiu de uma percepção dos cientistas de que certos princípios e conclusões eram válidos e aplicáveis a diferentes ramos da ciência. Nos anos 1930,Bertalanffy percebeu que a ciência costumava tratar de maneira fragmentada muitos problemas que exigiam uma abordagem mais ampla e holística.
Isso levou a formular duas idéias centrais da sua teoria:
A importância da interdependência das partes:necessidade de analisar não apenas os elementos,mas suas inter-relações.
A necessidade de um tratamento complexo para uma realidade complexa:necessidade de aplicar vários enfoques para atender e lidar com uma realidade que se tornava cada vez mais complexa. Em seu livro Bertalanffy apresenta os pressupostos e as orientações básicas de sua teoria:
Há uma tendência geral no sentido da integração das varias ciências naturais e sociais.