Uma reflexão para a sociedade de consumo
A sociedade de consumo
A verdadeira prosperidade
O discurso Capitalismo e Socialismo não faz mais sentido agora, e o Capitalismo também não está em crise.
A crise é do sistema financeiro como um todo. E se a crise é do sistema financeiro, precisamos inserir no capitalismo um conteúdo ético e valores. Se pensarmos e agirmos dentro de uma escala de valores e ética social estaremos dando os primeiros passos para o capitalismo corresponsável. Se iremos trabalhar um capitalismo corresponsável precisamos, também, pensar numa economia sustentável. Há uma enorme crise no horizonte – a crise da sociedade do consumo! Como iremos crescer indefinidamente num planeta finito? Em 2050 seremos 9 bilhões de almas.
Decisões de investimentos são, exclusivamente, uma relação econômica entre o presente e futuro. Como um investimento pode se sustentar no futuro se ele levar a uma ruptura deste futuro? Então, pensar o futuro é considerar a sustentabilidade. Portanto uma decisão de investir é também uma decisão de esperança no futuro. E esta esperança traz consigo o desejo de prosperidade, de liberdade e democracia. Nos últimos 50 anos, nunca houve tanto crescimento econômico no mundo e desejo de liberdade e democracia na nossa história. Estas questões estarão presentes neste estudo que delimita a importância de uma visão de investimento para que ele seja sustentável no longo prazo. Vamos ordenar estes pensamentos para criar situações de investimentos que criem uma esperança para o futuro. Que contribuam para o florescimento humano, para valores que são básicos para a nossa felicidade e prosperidade. Que sejam sustentáveis no longo prazo e num mundo cujos recursos são finitos.
1 – O fluxo circular da economia: As empresas produzem mercadorias para os lares – os lares somos nós - e nos fornece uma renda, e isso é melhor ainda, porque podemos gastar essa renda em mais produtos e serviços. Parece inofensivo o suficiente. Mas há todo um sistema induzindo