UMA QUESTÃO DE LIDERANÇA
O Líder Coaching, deve conhecer muito bem cada um de sua equipe, o que somente é possível através de acompanhamento diário.
Líderes que trabalham não têm como avaliar sua equipe, conhecer o potencial de cada membro, a não ser pelos últimos acontecimentos, o pode gerar desmotivação, conflitos e baixo rendimento.
O papel, fundamental, do líder é o de formar novos Líderes, é a técnica do desenvolvimento pessoal, a transformação, através de preparação, autoestima, controle emocional e de confiança.
O Líder-Coach, coloca-se numa posição de uma cultura voltada para a aprendizagem continuada para o alcance de resultados crescentes. É essa postura que o mercado exige dos novos profissionais para que as organizações alavanquem rumo ao futuro.
O estilo de liderança destaca a organização fazendo com que outras organizações se sintam atraídas pelo modelo adotado ou não. Existem "líderes" que mandam (pessoa autoritária, que manda secamente), não sabem delegar, não treinam, tratam seus liderados como se soubessem de tudo esquecendo-se que estão em fase de aprendizagem, as pessoas ficam limitadas a serem executoras de tarefas e a obedecer como seres servis. Esses "líderes" conservam em suas mentes o conceito da "escravidão", onde um ser humano detém "direito de propriedade" sobre outrem. Isso mostra, claramente, que a escravidão é tão antiga quanto a existência da raça humana, onde, utilizando-se de estratégias, o homem sempre arruma um jeito para ter domínio sobre outrem e, assim construir todo seu poder e glória. Existem Líderes Coaches, que estabelecem trajetórias de carreiras, que ajudam seus liderados a identificarem sua missão e com isso passam a ter uma visão realista do que possuem e o que podem possuir e em quanto tempo. Os Líderes Coaches estão sempre dispostos a fornecer o feedback constante a fim de manter sua equipe motivada e com sua estima em alta, sabendo-se que estima depende da própria pessoa. São nessas ações que se promove a mudança