Uma Psicologia para América Latina
Centro de Ciências Sociais
Curso de Serviço Social
Disciplina de Psicologia Social
Uma Psicologia para América Latina
WOLFF, Eliete Ávila.Uma Psicologia para América Latina.In: GUZZO,Raquel S.L; LACERDA JUNIOR, Fernando. (org.).Psicologia social para a América Latina: o resgate da psicologia da libertação.Campina, SP: Alínea,2009. Cap.05.
Este artigo foi retirado do capitulo 05 do livro de Psicologia Social para a América Latina: O resgate da psicologia da libertação, organizado por Raquel S.L Guzzo e Fernando Lacerda júnior, esse excerto foi escrito por Eliete Ávila Wolf que se formou em psicologia, pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1986, Mestrado em Psicologia Social na Universidade Nacional Autonoma do México em 1995, possui experiência na área de psicologia, com ênfase em psicologia da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação do campo, Desenvolvimento e Aprendizagem, Migração e Psicologia social. Seu doutorado em educação foi realizado na Universidade do Rio Grande do Sul, sendo bolsista da CAPES. Atualmente é professora na UnB no campus de Planaltina no curso de licenciatura em Educação no Campo.
A autora enfatiza que tem por objetivo estabelecer uma relação sua influência da Teologia da libertação sobre a Psicologia da libertação. Ela percorre todo contexto histórico que a Psicologia vivenciou nos mais variados contrates, fundamentando-se nas teorias de Karl Marx, enfatizando como a sociedade do século XIX passou por inúmeras transformações ditadas pelo capitalismo, proporcionando as pessoas uma consciência de “liberdade” enganosa, onde não havia direitos e nem igualdade, culminando assim, nos países da América Latina diversas resistências por parte das classes populares. E diante dessa realidade a Psicologia também foi afetada pela crise social. E nesse momento em que as pessoas começam a questionar os problemas sociais como a pobreza, é que surge a Psicologia da