Uma Proposta Metodológica para a formação de Poliedro
Uma Proposta Metodológica para a formação do conceito de Poliedros.
Grace Baqueiro e Maridete Ferreira
(Universidade do Estado da Bahia – UNEB)
A Geometria tem sua reconhecida importância quando se trata de desenvolver diversas
habilidades
no
indivíduo,
conforme
consta
nos
Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL,1997, P. 55):
“Os conceitos geométricos constituem parte importante dos currículos de Matemática no ensino fundamental, porque, por meio deles, o aluno desenvolve um tipo especial de pensamento que lhe permite compreender, descrever e representar, de forma organizada, o mundo em que vive.
Porém, a dificuldade de ministrar os conteúdos geométricos faz com que o professor exclua estes de sua lista e privados destes conteúdos, entre outros prejuízos, os alunos passam a rejeitar esta disciplina dificultando seu aprendizado nas séries posteriores.
Assim sendo, nós professores de Matemática devemos discutir uma metodologia que atenda a essa clientela e que minimize as dificuldades na compreensão dos conteúdos geométricos. Uma metodologia que privilegie a construção do conceito em vez de simplesmente memorizar definições e utilizar, de forma mecânica, fórmulas prontas.
Inspirados nos estudos desenvolvidos pelo Projeto Fundão por Nasser e colaboradores (2000), propomos uma sequência de atividades com o objetivo de estimular o ensino dos conteúdos geométricos a partir da formação do conceito onde este é construído através das diferenças e semelhanças existentes nos objetos a serem definidos.
A escolha do conteúdo, poliedro, se deve ao fato de que pesquisas apontam que por vivermos em um mundo tridimensional é aconselhável iniciarmos o estudo da Geometria conhecendo os sólidos geométricos. E a
Geometria Plana pode ser desenvolvida a partir das planificações e/ou decomposição de figuras espaciais.
Objetivos:
Utilizando material concreto, apresentar propostas metodológicas para:
1.