Uma poética pautada no(s) corpo(s) CLOTILDE LAINSCEK
4239 palavras
17 páginas
Uma poética pautada no(s) corpo(s), Clotilde Lainscek.Revista Proa , nº 01, vol. 01. http://www.ifch.unicamp.br/proa UMA POÉTICA PAUTADA NO(S) CORPO(S)
Clotilde Lainscek
Clotilde Lainseck é formada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e licenciada em Sociologia pela mesma instituição. Fez cursos complementares na área de artes plásticas, com nomes como Edith Derdyk, Marco Giannotti e Rafael Vogt Maia.
Atua há mais de 15 anos como artista plástica, explorando linguagens variadas, da pintura à instalação, sempre discutindo questões relacionadas ao corpo feminino, ao desejo e ao inconsciente. Entre suas exposições, destacam-se as coletivas "Ars 117", em Bruxelas, Bélgica (2008) e "TAC- International Plataform of Contemporary Art", em Eindhoven, na Holanda (2006) e as individuais na Pinacoteca Benedito Calixto, em
Santos (1999) e no Espaço Expositivo Maria Antônia (1998).
Foi com muita alegria que aceitei o convite para expor na galeria virtual da
Revista Proa, que, ao que me parece, une de forma corajosa e rara discussões estéticas e antropológicas. Por outro lado, não é fácil escrever algumas páginas sobre meu próprio trabalho, tanto pela falta de distanciamento, como pela variedade e diversidade do que tenho feito. Na busca de um fio condutor, diria que existe um elemento que perpassa todo o meu trabalho enquanto artista plástica: o corpo como receptáculo capaz de condensar marcas vivenciais – sejam elas memórias do nascimento, de desejos, sofrimentos ou outras -, a partir das quais se podem elaborar experiências estéticas.
Antes, porém, de descrever um pouco cada uma dessas fases, considero importante resgatar minha trajetória intelectual e profissional, pois ela explica o caráter interdisciplinar que caracteriza meu trabalho atual enquanto artista plástica.
Após concluir a graduação em Ciências Sociais na USP, em 1992, percebi que não queria dar prosseguimento a uma carreira acadêmica dentro desta área. Embora a