Uma mente brilhante
Nash teve sempre perto dele um amigo espirituoso, muito diferente de si, de nome Charles, que o estimulava constantemente em suas crises mais pesadas, nas quais parecia querer se esconder de tudo e de todos. O único que o compreendia nesses momentos era o bom e prestimoso Charles.
Ao terminar o curso de matemática, devido as suas teorias e pelo seu brilhantismo na área John Nash foi convidado a trabalhar no MIT (Massachussets Institute of Technology) um dos mais conceituado centros de pesquisa de matemática e engenharia dos Estados Unidos, podendo levar com ele 2 de seus amigos (poderíamos imaginar Charles como uma escolha óbvia, no entanto,...).
Além de suas pesquisas, foi convidado a dar algumas aulas, o que, para ele, foi um verdadeiro martírio já que as considerava perda de seu tempo e dos alunos também. Outra atividade, dessa vez instigante e interessante, também surgiu nessa mesma época. Foi aliciado para decifrar códigos para o governo, evitando que importantes mensagens soviéticas pudessem ser passadas através de inocentes matérias publicadas em jornais e revistas americanos para agentes russos infiltrados na América do Norte. Em suas mãos estava o destino da nação, ele poderia evitar a explosão de bombas nucleares nos Estados Unidos.
Nesse mesmo período, conheceu sua esposa, Alicia, uma linda jovem que se sente seduzida pelo professor inteligente e bem sucedido. Marcante e decisiva em sua vida, Alicia será seu anjo da guarda a