UMA MENTE BRILHANTE: TRANSTORNO OU SUPERDOTAÇÃO?
2010 palavras
9 páginas
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – facinterJOSIANE FERNANDES RODRIGUES
JOSIMAR SOUSA DOS SANTOS
UMA MENTE BRILHANTE: TRANSTORNO OU SUPERDOTAÇÃO?
ANANINDEUA
2010
JOSIANE FERNANDES RODRIGUES
JOSIMAR SOUSA DOS SANTOS
UMA MENTE BRILHANTE: TRANSTORNO OU SUPERDOTAÇÃO?
Trabalho apresentado à disciplina Produção do Conhecimento do curso de Educação Especial e Inclusiva, período ...., da Faculdade Internacional de Curitiba – Facinter.
Profª. Paula Mtsuyo Yamasaki Sakaguti.
ANANINDEUA
2010
INTRODUÇÃO
Verificam-se atualmente diversas mudanças sociais as quais implicam no comportamento pessoal de cada individuo, mediante a isto surgem novas discussões a cerca de vários assuntos, entre estes temas esta o que envolve a questão das pessoas excepcionais. Tais discussões pautam-se no sentido de agregar as responsabilidades da sociedade perante essas “pessoas tão diferentes”, para que realmente possa haver a inclusão desses indivíduos em todos os ambientes e atividades da vida social e escolar.
No entanto, através da educação e outros órgãos competentes, deve-se buscar sensibilizar a sociedade para a necessidade de um melhor relacionamento com as pessoas portadoras de necessidades especiais, fazendo com que a sociedade possa valorizar as habilidades de cada individuo independentemente de suas limitações, proporcionando o resgate da criança-cidadã, buscando assim, através de um diagnóstico um caminho para o seu despertar na vida social.
UMA MENTE BRILHANTE: TRANSTORNO OU SUPERDOTAÇÃO?
No filme “uma mente brilhante” pode-se perceber comportamentos intrigantes do personagem apresentado como “Nash”, o qual demonstra certo convívio social, toda via é notável que em algumas situações ele se isola em um mundo imaginário o qual muitas das vezes é confundido com o real. Nessa fantasia é importante observar a idealização de personagens fictícios, aos