Uma Introdução ao pensamento de Vygotsky
Aprendizagem
Relacionando a introdução do pensamento de Vygotsky a aprendizagem, podemos estabelecer conhecimentos entre homem e ambiente e seus desenvolvimentos.
Começamos pela teoria marxista, que através do trabalho, desenvolvendo habilidades e funções, o homem transforma a natureza e também se transforma. Esse fato demonstra que as relações com o próximo e com a natureza são mediadas pelo trabalho.
É de suma importância citar as funções mentais superiores que são os processos tipicamente humanos como: memória, atenção, lembrança, memorização ativa, imaginação, capacidade de planejar, estabelecer relações, uso da linguagem entre outros, que através destas o ser humano desenvolve todas suas funções. O desenvolvimento das funções psicológicas superiores esta fortemente ligada aos modos culturalmente construídos de ordenação do real.
É pela mediação que a criança vai progressivamente desenvolvendo as funções psicológicas superiores. Para deixar mais claro a mediação é o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação, podendo ser mediada, seja por uma lembrança da experiência anterior, ou mediada pela intervenção de alguém.
Através das relações entre homem e trabalho, o ser humano desenvolve relações sociais, atividade coletiva, a criação e utilização de instrumentos, sendo que o instrumento é o elemento interposto entre o homem e o objeto de seu trabalho, ampliando as possibilidades de ação sobre a natureza.
Vygotsky discute também as relações entre conceitos científicos e os conceitos cotidianos. Os conceitos cotidianos têm sua origem de situações concretas na convivência diária, por meio da observação, manipulação e vivências, já os conceitos científicos são relações estabelecidas entre objetos já definidos pelas teorias formais, sendo formulados historicamente pela cultura e não pelo indivíduo propriamente, são expressas em princípios, leis e teorias. O que segundo Vygotsky, os dois tipos de