Uma ideia utópica
Vemos a evolução do mundo a cada segundo, recebemos informações cada vez mais rápidas e conseguimos ter acesso a tudo o que nosso desejo parecer necessitar, evoluímos, evoluímos, mas ainda assim a humanidade parece não conseguir funcionar perfeitamente. Será que possível existir uma fórmula perfeita para a convivência dos seres humanos? Seguindo o pensamento de utopia de Thomas Morus vamos criar uma hipótese de sociedade, que se constituiria assim:
Uma ilha onde a base toda girasse em torno da produção de itens essenciais a sobrevivência de seus moradores. Somente utilizaríamos a quantidade de terras necessárias para produzir alimentos para consumo de todas as pessoas e seus animais. Todos os alimentos produzidos seriam destinados a um deposito no centro da comunidade, onde os moradores buscariam aquilo que fosse necessário para alimentar suas famílias. Todos produzem algo, todos tem direito e todos dividem. Como a base da ilha gira em torno da agricultura caso sobre algum tipo de alimento estes seriam transformados em adubo e destinados a fertilizar as plantas produtoras. Em caso de perda nas lavouras haveria um racionamento geral, todos ajudando para recuperar a falta dos alimentos. Nesta sociedade é prezado o equilíbrio, então o restante de terra da ilha teria sua vegetação nativa preservada. Tudo o produzido seria reaproveitado, sem qualquer tipo de desperdício. Tudo é de todos, então não há discussões, disputas ou qualquer tipo de confronto, só a busca pela manutenção da vida, passando este conceito de geração em geração, para a continuidade do desenvolvimento desta comunidade.
Essa utopia parece estar muito longe da realidade em que vivemos, mesmo sendo uma fórmula que pudesse dar certo, diversas situações poderiam surgir e acabar com este equilíbrio proposto. Assim podemos responder a questão feita no início deste texto, sim é possível existir uma formula até mesmo perfeita, mas esta nunca seria efetivada