Uma Família Inglesa - Livro Literário
Foco narrativo O livro está escrito em foco narrativo externo ou na terceira pessoa, pois o narrador somente observou os acontecimentos e os narrou, ele não participa da história.
Tipo de Narrador
O narrador é narrador-observador, que conta a história do lado de fora, sem participar das ações. E é um narrador intruso, pois mesmo não sendo personagem, ele fala com o leitor ou julga o comportamento das personagens. Alguns exemplos disso no livro Uma família Inglesa são os seguintes trechos:
“Que alegria para o coração da pobre Jenny! Persuadia-se de que a alma da mãe, evocada pela simpatia filial, passara ali, iluminara momentaneamente a imagem inerte, e abençoara a filha, que tão pequena deixara órfã de apaixonadas carícias. Esta ilusão vivia com Jenny; era nela um desses íntimos segredos do coração humano, para os quais não há confidentes possíveis.” Nesse trecho o narrador conta que Jenny achava que a alma da mãe, evocada pela filha passava-se para o retrato, sendo capaz até de sorrir para ela por ele. Fica clara que a opinião do narrador de que isso é ilusão da menina.
“Jenny estendeu-lhe afectuosamente a mão e beijaram-se, pensará a leitora. Pois não beijaram, não, minha senhora; as inglesas poupam muito mais esse tesouro dos beijos do que as mulheres dos outros países.” Nesse trecho o narrador fala com uma leitora, como se já adivinhasse o seu pensamento, de que as personagens se beijariam.