Uma fabrica
A HISTORIA DA MOEDA 1- ETIMOLOGIA: Embora se remonte a etimologia de moeda, a origem se atribui mais diretamente ao latim moneta, " moeda ", metonimia o lugar onde se cunhavam moedas em Roma, o templo Juno Moneta.
2- CONCEITO: Unidade representativa de valor aceita como instrumento de troca numa comunidade. A moeda corrente e a que circula legalmente num pais. Moedas fortes são as que tem curso internacional, como instrumento de troca e reservas de valor.
3- FUNÇÕES DA MOEDA: Graças a moeda, pode o indivíduo generalizar seu poder de compra e obter da sociedade aquilo que sua moeda lhe da direito, sob a forma que melhor lhe convém. Classificando uma transação comercial em duas fases, uma de venda e outra de compra, a moeda facilita ambas as partes. Resumindo, e mais fácil ao vendedor de uma colheita achar quem lhe queira comprar parte dela do quem queira troca-la por outros produtos.
4- ORIGEM E HISTORIA ATE O SÉCULO XV: 4.1- AS TROCAS E AS MOEDAS ANTES DA INTRODUÇÃO DOS METAIS: Hoje em dia, a moeda parece ser uma coisa banal. Mas sua descoberta representou um notável avanço na historia da humanidade. Antes do surgimento da moeda, todos viviam a procura de novos instrumentos de troca capazes de medir o valor dos bens. Entre os inúmeros meios de troca já testados antes da criação da moeda, os animais tem lugar de destaque. Na Grécia, no século VIII a.C. , faziam-se as contas tomando o boi como parâmetro: uma mulher valia de vinte a quarenta cabeças de gado; um homem, cem. Servindo como meio de pagamento, o sal circulava em vários países ( dai vem o termo salário), como exemplo a Libéria, onde trezentos torrões compravam um escravo. Entre as versões primitivas de moeda, as conchas foram , sem duvida, as mais difundidas. Especialmente os cauris ( espécie de búzio), que nos séculos XVII e XVIII virou a moeda internacional; metade do mundo entesourava