Uma etnografia sobre os Jenipapo-Kanindé
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS SOCIAIS – FAFIC
DISCIPLINA PRODUÇÃO TEXTUAL
PROFESSORA VILANI SOUZA
ALUNA JULIANA SABINO DA ROCHA
UMA ETNOGRAFIA SOBRE OS JENIPAPO KANINDÉ
MOSSORÓ, 10 DE MARÇO DE 2014
UMA ETNOGRAFIA SOBRE OS JENIPAPO KANINDÉ
Juliana Sabino da Rocha
Resumo
O presente trabalho irá apresentar uma análise sobre o turismo em terras indígenas, em especial a comunidade indígena Jenipapo-Kanindé, localizada em Aquiraz - Ceará. A pesquisa contemplará aspectos inerentes à atividade turística, desde a introdução, organização dos serviços e elementos culturais. A investigação será feita através de pesquisa de campo usando o método qualitativo de pesquisa, utilizando-se para a coleta de dados, a entrevista participativa, diário de campo, e o uso de bibliografias referentes à área pesquisada. A abordagem do artigo contribuirá para o estudo da cultura indígena como uma maneira de fortalecer a história, a arte e valorizar as manifestações culturais que são essenciais à nossa formação histórico-cultural.
Palavras-chave: Turismo. Indígena. Ceará.
Objetivo/Justificativa
Tendo em vista a deficiência bibliográfica sobre, turismo em terras indígenas, o presente trabalho apreciará aspectos relevantes sobre o turismo ecológico desenvolvido na comunidade Jenipapo-Kanindé. Respondendo questões de como se consolidou o turismo dentro da comunidade, que mudanças foram observadas e qual a importância econômica e social que esta atividade tem trazido para a comunidade, alem de registrar os elementos culturais do grupo.
Metodologia
Esta pesquisa será realizada através da pesquisa de campo e tomará como base o método qualitativo de pesquisa. Para a coleta de dados será usado como ferramentas metodológicas à entrevista participativa, diários de campo, contando também com pesquisas bibliográficas baseadas em livros, artigos e revistas.