uma didática para pedagogia histórico- crítica
Curso de Pedagogia – 2º Período
Disciplina: Aprendizagem e Desenvolvimento
Acadêmica: Silvia Cortes Vichinski – RA 19184
Professora: Silvia Carla
Referência Bibliográfica: GASPARIN João Luiz, UMA DIDÁTICA PARA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITICA – Autores Associados Ltda – set 2002 - 5ª Edição Revista e Ampliada.
UMA DIDÁTICA PARA A PEDAGOGIA
HISTÓRICO-CRÍTICA
O livro “Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica” vem ressaltar a importância da escola e dos professores na aprendizagem do aluno, embora com as atuais tecnologias e a modernização rápida em constante mudança, chegando até muitas vezes estar á frente das metodologias aplicadas na escola e em sala de aula o professor é de grande importância para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança.
A Pedagogia Histórico-Crítica busca cada vez mais mostrar a importância do aluno na escola e o conhecimento do mundo onde ele vive, nesse contexto, à crítica, diversidades, diferenças sociais, etnias, religiões, todo esse conhecimento é valorizado, priorizando assim como conteúdo não somente o científico, mas também a realidade social em que vivem.
Para que seja feita essa união do saber cientifico ao cultural e social, é necessário um planejamento que é dividido em cinco passos: A Prática Social Inicial, A Problematização, A Instrumentalização, A Catarse e a Prática Social Final.
A Prática Social Inicial fala que o professor deve respeitar o conhecimento que o aluno traz consigo, e a partir disso desenvolver o seu trabalho. O conteúdo se desenvolvera a partir do interesse e das preocupações do aluno, partindo do que eles já sabem. Contudo, os alunos não devem aprender somente o que desejam, mas também o que é necessário para a formação do cidadão de hoje.
Dialogando o professor descobrirá o que o aluno acha importante aprender e o que ele já domina dos conteúdos, assim o professor se tornará mais companheiro de seu aluno, conseguirá se aproximar e então ambos irão se