uma casa real moderna
20 de setembro a 21 de outubro
1) Contextualização
Dinamarca – capital: Copenhague, país da Escandinávia (Dinamarca, Suécia e Noruega). Escandinávia é uma região histórica-geográfica situada no norte da Europa (ao norte da Alemanha), que engloba esses três países pelas semelhanças entre idiomas, cultura, história e geografia. (Assim como na Dinamarca, na Suécia - Rei Carlos XVI Gustavo e Rainha Sílvia - e na Noruega – Rei Haroldo V e Rainha Sonja – existe monarquia.)
É a mais antiga monarquia da Europa, possuindo mais de mil anos (a data não é precisa). É uma monarquia constitucional, onde a Rainha se limita a atos não partidários e a realização de cerimônias. Diferente da monarquia britânica, a sucessão do trono ocorre através da primogenitura igualitária. Atualmente, a coroa é da Rainha Margrethe II.
Amalienborg: conjunto de quatro palácios idênticos e dispostos de forma simétrica, onde mora a maior parte da família real. Um dos castelos pertence ao soberano, outro era o antigo castelo do príncipe, outro é utilizado apenas para visitas oficiais e o castelo Frederik VIII é onde o futuro rei, Frederik e a futura rainha, Mary, moram com seus quatro filhos. Esse palácio estava abandonado desde 2000, após a morte da Rainha Ingrid e no período de 2004 a 2010 passou por uma intensa restauração e renovação.
2) O castelo Frederik VIII
Foi construído em 1749. É uma construção rococó Visto por muitos como a variação "profana" do barroco, surge a partir do momento em que o Barroco se liberta da temática religiosa e começa a incidir-se na arquitetura de palácios. O rococó é o barroco levado ao exagero de decoração. Suas principais características são uma exagerada tendência para a decoração carregada, tanto nas fachadas quanto nos interiores. As paredes ficam mais claras, com tons pastel e o branco. Guarnições douradas de ramos e flores, povoadas de anjinhos, contornam janelas ovais, servindo para quebrar a rigidez das paredes. No castelo,