Uma breve historia da música
PERÍODO BARROCO
A palavra barroca significa pérola deformada ou irregular, provavelmente de origem portuguesa. Trata-se de uma tendência artística que inicialmente se desenvolveu nas artes plásticas seguindo na literatura, no teatro e enfim na música. O período na música foi designado a partir do aparecimento da ópera “Orfeo” de Montoverdi, (1607) e do oratório até a Morte J.S. Bach (1750). Na arquitetura empregava-se um estilo excessivo de ornamentos. O período barroco iniciou na Europa, mais precisamente na Itália difundindo pela Alemanha, França e outros países da Europa continental.
Foi durante esse período que o sistema de modos vai cada perdendo cada vez mais sua importância, e gradativamente caindo em desuso, pois os compositores da época passam a utilizar com mais frequência os sustenidos e os bemóis, causando a descaracterização dos modos e foram reduzidos unicamente a dois: o jônio (maior) e o eólico (menor). Definiu-se então o sistema tonal maior-menor, em oposição aos modos gregorianos até então em uso. Este seria a base da harmonia dos séculos seguintes, vinculada ao aproveitamento e exploração desses modos.
O surgimento de novas formas como o oratório, a fuga, a suíte, a sonata, o concerto e inclusive a ópera, são características marcantes de período. A princípio, ocorre a retomada de tessituras mais leves e homofônicas, mas logo retornam as tessituras polifônicas. Com essas mudanças ocorrem transformações nas orquestras onde os instrumentos de cordas assumem papel de peso e padronização exclusiva. Com por exemplo, o violino que gradativamente vai tomando o espaço da viola, impondo significativa ênfase, favorecendo o surgimento e, desenvolvimento de indústrias artesanais com foco na fabricação de instrumentos de arco, como a Escola de Cremona, a qual pertenceu os célebres Amanti e Stradivarius que fizeram grandes modificações neste instrumento. Que passou a ser à base da orquestra. Todos esses