Uma boa liderança
Um líder pode ser: autocrático, ele decide o que é melhor para o grupo e exige obediência, decide quando ás metas e demais questões e não aceita opiniões. O líder pode ser democrático, nesse caso o líder obtém idéias e sugestões por meio de discussão e consulta, estimula a participação e toma decisões em equipe. E por fim demos o estilo liberal, o líder nesse caso funciona como disseminador de informações, reduz sua importância no grupo e obtém o mínimo de controle, estimulando a criatividade e a iniciativa do grupo.
Notamos também que cada estilo traz consigo pontos fortes e fracos, no caso do líder autocrático, se têm maior controle sobre as tarefas, porém a sua posição é mal vista pelos liderados causando atritos no grupo e a dependência do líder, já no estilo democrático, se tem a amizade entre os componentes do grupo, todos trabalham satisfeitos mesmo sem a presença do líder, porém não se deve ser democrático ao extremo, esse fato prejudica o desempenho do grupo, só se deve por em pauta de discussão somente assuntos relevantes. No caso do líder liberal, temos a falta de controle dos liderados e pouco respeito pelo líder, porém esse estilo possibilita que o grupo tenha liberdade de criatividade e iniciativa.
Segundo Krause, o bom líder tem que saber controlar suas emoções, usando os estilos de liderança de acordo com cada situação, que pode variar de um grupo para outro se levado em consideração às características intrínsecas ao grupo. Por exemplo, haverá situações em que o estilo de liderança devera ser autocrático, nessas situações, o líder precisa obter o maior controle possível, como numa linha de produção, por exemplo.
Outro ponto importante levando por Krause e que se deve ter sempre em mente: liderança autocrática não significa auto-satisfação do