Uma Aplicação para o Sistema de Arquivos FAT 16
1
1
1
1
UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Caixa Postal 771 – 85819-110 – Cascavel – PR – Brasil
Resumo. Este artigo tem como objetivo mostrar detalhes sobre a implementação de leitura e remoção de arquivos em um sistema de arquivos
FAT 16. A aplicação foi feita na linguagem C++ em plataforma Unix.
1. Introdução
Sistema de arquivos é a forma de organização de dados em algum meio de armazenamento de dados em massa frequentemente feito em discos magnéticos.
Sabendo interpretar o sistema de arquivos de um determinado disco, o sistema operacional pode decodificar os dados armazenados e lê-los ou gravá-los. Para a maioria dos usuários, o sistema de arquivos é o aspecto mais visível de um sistema operacional.
Ele fornece o mecanismo para o armazenamento online e o acesso relacionado tantos aos dados como aos programas do sistema operacional e de todos os usuários do sistema de computação. O sistema de arquivos consiste em duas partes distintas: uma coleção de arquivos, cada um deles armazenando dados relacionados, e uma estrutura de diretórios, que organiza e fornece informação sobre todos os arquivos do sistema. Alguns sistemas de arquivos têm uma terceira parte, as partições, utilizadas para separar física ou logicamente grandes coleções de diretórios.
2. FAT
FAT é a sigla para File Allocation Table (traduzindo: Tabela deAlocação de Arquivos). A primeira versão do FAT surgiu em 1977, para trabalhar com o sistema operacional MSDOS, mas foi padrão até o Windows 95.
Trata-se de um sistema de arquivos que funciona com base em uma espécie de tabela que indica onde estão os dados de cada arquivo. Esse esquema é necessário porque o espaço destinado ao armazenamento é dividido em blocos, e cada arquivo gravado pode ocupar vários destes, mas não necessariamente de maneira sequencial: os blocos podem estar em várias posições diferentes. Assim, a tabela acaba atuando